5 Coisas Que Aprendi Com Oscar Niemeyer

5 Coisas Que Aprendi Com Oscar Niemeyer.

Coisas que aprendi com Oscar Niemeyer

Será que é possível melhorar a vida com as 5 coisas que aprendi com Oscar Niemeyer?

No dia 5 de dezembro de 2012, prestes a completar 105 anos de idade, Oscar Niemeyer faleceu no Rio de Janeiro deixando exemplos de Vida, basta perceber o segredo no “simples”.

Oscar Niemeyer deixou muitos ensinamentos de Vida e escolhi alguns que podem servir como lições de vida para cada um de nós.

1ª Lição – SER FLEXIVEL

Niemeyer disse:


Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein. — Oscar Niemeyer


transportando essa ideia para o mundo das emoções e dos pensamentos, com certeza Niemeyer soube gerenciar seu sentimentos e …seus pensamentos, ou seja, com certeza era  flexível perante a vida e por isso chegou onde chegou e conquistou o que conquistou.

2 ª Lição – SER O ARQUITETO DO SEU MUNDO INTERIOR

Formado como engenheiro e arquiteto ele foi engenheiro e arquiteto de sua própria vida, isso fica claro nessa frase dita por ele:

   Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral.— Oscar Niemeyer

E você, está engenhando e arquitetando de que forma a sua Vida?

3ª Lição- SER FELIZ PENSANDO NO TODO

Analisando o final da frase acima, dita por Oscar: _ Eu não quero nada além da felicidade geral.

Sabe-se que tem muitas pessoas que já vivem a felicidade geral que é ser feliz em todos os níveis do Ser, nível físico, nível mental, emocional e espiritual. Assim como também ser feliz financeiramente, nos relacionamentos, profissionalmente e desejar que o outro também seja. Ainda tem muitos que acreditam que o mundo precisa girar ao redor do seu próprio umbigo. Até quando as pessoas vão correr como doidas em busca de algo para que a vida tenha sentido e  que muitas vezes, nem elas sabem o que é.

4ª Lição – SER UM DIVERTIDO PASSAGEIRO NA “ESTRADA DA VIDA”

Diz Niemeyer: “parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio“.

Percebe-se claramente que ele havia entendido o sentido da vida. Quando soubermos levar a vida com menos seriedade, com menos autocríticas e menos perfeccionismos, a vida passa a ser uma festa ou um passeio como diz Niemeyer. Precisamos aprender a nos amar antes de qualquer coisa para saber quem somos e para onde estamos indo. Levar a vida com responsabilidade sim, mas, ao mesmo tempo divertir-se desempenhado a missão de vida como se estivesse num passeio. Isso pode parecer algo surreal, mas muitos já aprenderam a viver assim

Não podemos dar ao outro o que não temos, portanto, se você não se ama não tem como ter amor para seu semelhante. Pense nisso!!

5ª Lição – SER DESAPEGADO

Dizem que Oscar Niemeyer tem fama de ser desapegado de dinheiro doando diversos projetos e não ter acumulado fortuna. Apesar de receber milhões sendo autor de mais de 600 projetos.

Despegar-se não significa ficar sem nada e sim ter muito e não perder sono e a tranquilidade por causa disso. É ter, mas viver como se não tivesse. É saber que se vai embora sem levar os R$ e sim uma Alma alegre, leve e com a verdadeira sensação de dever cumprido.

Minha conclusão final é que a grande maioria não vive como Niemeyer vivia. As pessoas procuram a felicidade em coisas fora delas e falo sobre isso nesse vídeo que gravei e onde eu pergunto: – “Onde você amarrou a sua felicidade?”

Citações, origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

E você?  Tem algo a compartilhar?

 Compartilhe aqui!!  
Ou tem um  outro ponto de vista? Coloque aqui!!  
 Nunca comentou num blog? Experimente agora!! 
Para comentar não é necessário ter um blog, é só colocar seu nome e e-mail.
O e-mail não será divulgado, portanto, é  seguro comentar.
O blog é seu também, você sempre será muito bem vindo!!
Aprendemos 5 grandes coisas com Oscar Niemeyer, não é?

Image and video hosting by TinyPic

Edi Kalsing trabalha como Terapeuta Holística e nas horas vagas escreve para o blog "O Blog do Autoconhecimento" e além disso está lançando uma técnica pioneira de "Transformação Emocional". Acredita que podemos estar sempre fazendo algo para deixar um mundo melhor.

Tags:

Comentários do Facebook:

Deixe um Comentário (8 comentários até o momento)


  1. Juliano Abrahão
    5 anos ago

    Olá minha querida amiga,

    Quero dizer que é sempre um prazer ler um artigo seu mas….. ver um vídeo é simplesmente fantástico. o/

    Meus parabéns por seu artigo super contextualizado e com dicas importantíssimas sobre o que é felicidade.

    Adorei a primeira lição de Niemeyer sobre ser flexível. 😉

    A ti e a tua família eu desejo,

    Muita Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.


    • Edi Kalsing
      5 anos ago

      Querido Juliano!!
      Quanta honra recebê-lo em meu blog e com comentário seu, ficou melhor ainda.
      Estou procurando passar uma mensagem bacana sempre que posso e tb sou adepta da flexibilidade, Na verdade foi o ponto que mais precisei trabalhar em mim e continuo melhorando nisso.
      Muito obrigada por comentar Juliano!!
      Forte abração!!


  2. Milton Santos
    5 anos ago

    Parabéns Edi,
    Neste vídeo você não somente ensina como também mostra como libertar a verdadeira felicidade que já existe dentro de cada um de nós. E mostra como podemos transformar o mundo que nos cerca. Este vídeo vem boa hora…
    Um forte abraço e sucesso.


    • Edi Kalsing
      5 anos ago

      Olá Milton!!
      Suas palavras sempre terão um respeito especial aqui em meu blog. Pois sei do seu trabalho sério e muito bem feito também
      Muito obrigada pela mensagem envolta de elogios.
      Muito obrigada por comentar Milton!!
      Forte abraço!!


  3. elba andrade
    5 anos ago

    Vi uma entrevista no canal 2 (RJ) do Niemeyer com o Roberto D’Avila… fiquei mais que curiosa e impressionada com o que ele aos 70 e aos 100 disse…
    As pessoas com quem conviveu, a vida como ele viveu e sonhou, pensei na beleza que transcende o homem quando ele realmente encontra a verdade nas coisas simples que o fazem feliz…curvas retas trabalhos…vi a entrevista porque era uma homenagem ao arquiteto genial..
    Mas mais do que isso, vi a beleza nas palavras verdadeiras de um homem cuja sabedoria de viver se mostrava ali a cada palavra e pensamento despido de qualquer vaidade…tudo simples e descomplicado…uma pessoa humana realizada. E o que é isso hoje em dia…quantas ostentações…quanta abnegação…qual o melhor caminho? Com certeza viver em paz feliz de verdade e ter como troféu a lucidez e sabedoria aos 70…100…105 anos. Incrível, deveriam publicar essas entrevistas. Eu mesma compraria o livro…ele conseguiu.


    • Edi Kalsing
      5 anos ago

      Querida Elba!!
      Que comentário lindo você deixou por aqui!!
      Confesso que queria ter tido a sorte de ter visto a entrevista dele. E a parte que você escreveu que me chamou atenção foi “mostrava ali a cada palavra e pensamento despido de qualquer vaidade…tudo simples e descomplicado…” Nossa me apaixonei por esse seu comentário, pois foi exatamente que o senti, mesmo sem ter visto entrevista dele.
      Muito obrigada por comentar Elba!!
      Grande abraço!!!


  4. Laura Schreiner
    5 anos ago

    Olá Edi,
    Excelente artigo. É a primeira vez que tenho o privilégio de ler algo que escreves e este já é o segundo artigo que estou lendo agora. Você escreve muito bem, parabéns!
    A maneira como colocas as palavras, denotam muita suavidade e paz.
    Com certeza visitarei teu blog mais vezes.
    Boas Festas!


    • Edi Kalsing
      5 anos ago

      Olá Laura!!

      Mais uma vez estou muito feliz por você estar lendo meus artigos e mais feliz ainda por estar gostando. Isso é muito importante para mim.
      Agradeço imensamente suas palavras amorosas falando da minha forma de colocar o conteúdo. Muito obrigada mesmo!!
      Muito obrigada por comentar Laura.

      Um carinhoso abraço e boas festas para você também!!

.

Curta Minha Página