5 Dicas para Manter o Foco nas Tarefas

Manter o foco
Saber como driblar a dispersão dos nossos pensamentos e saber mater foco nas tarefas pode ser uma boa saída ao colocar em ação dicas  úteis,  reduzindo o stress e a procrastinação em seu dia a dia.

Carregamos dentro de nós muitas crenças e valores que não nos deixam focar o que queremos de verdade e em consequencia deixamos de prosperar em muitas áreas de nossa vida. Essas influências podem ser colocações que ouvimos de pessoas desde a nossa infância. E fazemos

  • Por que o fazer nada, geralmente, nos faz sentir como se fossemos  irresponsáveis?
  • Por que temos sempre a sensação de que deveríamos estar fazendo algo?
  • Ou a falta de tempo é nossa desculpa para “não fazer nada”?
  • Acreditaque estar ocupado é sinônimo de responsabilidadee produtividade?
 
E se eu e você colocássemos algumas idéias em ação, no nosso dia a dia, fazendo com que o uso de  foco, concentração e disciplina proporcionassem preciosos minutos para 
” fazer nada”?
 

 

ONDE FALHAMOS?

 
·         Quando queremos fazer tudo ao mesmo tempo ou tudo para todos.

 

·         Quando não respeitamos nosso biorritmo e nosso limite.

 

·         Quando não levamos a tarefa até o fim.

 

·         Quando não gostamos do que estamos fazendo.

 

·         Quando não estipulamos prazo para finalizar as tarefas

Fazer tudo ao mesmo tempo ou querer fazer tudo para todos, pode ser um dos maiores “atrasos” de ter nosso tempo livre para “nada fazer”. Definir o que realmente é importante, colocando as tarefas num papel e ver por onde começar e “tocar ficha”, é uma ótima forma de melhorar isso. Quando não respeitamos nosso biorritmo e nosso limite, acabamos CANSADOS. Saber quando funcionamos melhor, se é pela manhã, pela tarde ou á noite, é de vital importância, mas não esquecer os limites e dos exageros. Ao fazer tudo ao mesmo tempo, desperdiçamos tempo e energia. Faça uma coisa de cada vez.  Começar 3 a 4 coisas faz com que o tempo passe e não fazemos nenhuma delas. Eleja uma e vá até o fim sem esquecer-se de estipular o prazo para finalizá-la. É  fundamental gostar do que está fazendo. Quando sentimos prazer na tarefa que estamos realizando, buscamos a excelência por si só, trilhando o caminho do sucesso

manter o foco

 

COMO LIVRAR-SE DE DISTRAÇÕES E SER MAIS PRODUTIVO?

1- Dedique uma hora por semana, para planejar o seu cornograma de atividades diárias e dê atenção para as tarefas mais importantes Façam-se duas perguntas:          Pergunta numero um: Quais serão minhas atividades desta semana?          Pergunta número dois: Por onde vou começar e qual será minha prioridade diária? 2- Reduza o número de atividades diárias. Vê-se muita gente correndo, atrasada, fazendo coisas “urgentes” porque não colocam foco. O tempo passa e ficamos com o limite estourado. Pergunte-se: – o que eu vou produzir hoje? 3- Escolha 4 coisas importantes por dia e faça. É como se você lançasse 4 flechas. Da mesma forma que uma flecha depois de lançada não para, sem alcançar o alvo, assim você começa as 4 tarefas e não para enquanto não terminar. Simplificar a vida é uma ótima estratégia. 4- Faça primeiro o mais importante. Um habito comum, logo que inicia o dia, é verificar a caixa de e-mails. O correto é fazer o que é mais importante e os e-mails checa-se mais tarde. 5- Evite interrupções. Manter-se focado na tarefa que está realizando é uma ótima estratégia. Fechar todas as redes sociais, deixar o telefone no silencioso e “enfiar a cara” no máximo ao que se propôs.

 

A organização, foco, disciplina e concentração dependem 
somente de você.
 

Você lembra-se da sua produtividade antes de entrar de férias?  Você organiza a mesa, libera a gaveta das suas tralhas, limpa a caixa de emails, elimina pendências e resolve problemas que estavam se acumulando não é mesmo? Eis a pergunta: – por que não agir assim todos os dias?  Imaginem-se entrando de férias no dia seguinte e nada, absolutamente nada, pode ficar pendente. O que você acha que aconteceria?  Um verdadeiro BOOM da produtividade. Mas, vive-se com a “síndrome do dia seguinte”, vamos deixando as coisas acumularem para depois ficarmos “enlouquecidos” tentando “apagar incêndios”. Depois de tudo isso: manter foco, agendar e realizar ao que você se propôs é hora de você se presentear  com um momento de “fazer nada” Você sabia que existe um clube muito famoso, criando por um gaúcho e designer Marcelo Bohrer, o Clube do Nadismo? Mas com uma ressalva, depois de ter cumprido as principais tarefas do dia, combinado? É como diz a Rita Lee: “não há nada melhor do que não fazer nada”.  Já que você leu até aqui fique um minuto no “clube do nadismo”. Clique na imagem abaixo e, “faça nada”.

E você usa outra dica para manter foco? Coloque aqui!!  
Tem alguma sugestão a mais? Coloque aqui também!!! 
 Nunca comentou num blog? Experimente agora!!  Para comentar não é necessário ter um blog, é só colocar seu nome e e-mail. O e-mail não será divulgado, portanto é  seguro comentar.
Ah, você pode compartilhar essa página, para isso, vá logo abaixo e compartilhe em suas redes sociais.
O blog é seu também, você sempre será
muito bem vindo!!

Um fantástico curso baseado na obra do Dr. Wayne Dyer onde você aprenderá a deixar para trás a culpa, o medo, a raiva, a dependência e tudo aquilo que já não te serve mais para desenvolver uma personalidade forte, magnética e atraente. Ministrado por: Chris Allmeida Carga horaria aproximada: 10 horas SUPERANDO SEUS PONTOS FRACOS

Edi Kalsing trabalha como Terapeuta Holística e nas horas vagas escreve para o blog "O Blog do Autoconhecimento" e além disso está lançando uma técnica pioneira de "Transformação Emocional". Acredita que podemos estar sempre fazendo algo para deixar um mundo melhor.

Comentários do Facebook:

Deixe um Comentário (5 comentários até o momento)


  1. Anonymous
    5 anos ago

    Bom dia!!!
    Adorei a matéria!! Como sempre você Edi Kalsing vai direto ao ponto… e acerta em cheio… Vou colocar em prática tudo que estou aprendendo com você!! Parabéns !!!
    Bjs. carinhosos!!
    Meire Costa Sousa Santos

    • Olá Meire!!

      Você sempre gentil e leitora assidua do blog e isso é muito bom.
      Fiquei muito feliz que o artigo tenha sido útil para você!

      Grande abraço!!


  2. Maria
    3 anos ago

    Edi kalsing, muito boas dicas quanto a como mudar os pensamentos negativos. Estou em terapia cognitiva comportamental e a forma como colocou bem direta e objetiva me acrescentou mais e assim melhorando a minha caminhada na busca de uma maior auto estima e desenvolvimento como um todo.Muito grata.


  3. Bruno
    1 ano ago

    Olá Edi ! Tudo bem ?
    Vou compartilhar o meu problema pois talvez seja o de muitos.
    Olha.. me organizo, crio metas, me empolgo pra fazer o que tenho q fazer.
    Mas…
    Na hora H , quero fazer TUDO, menos o que tenho que fazer.
    Vou dar mo exemplo um relatório: Tenho que fazer, sei que vou ser cobrado, mas protelo .. protelo e protelo .. Até o ultimo momento . O que seria isso ??? O pior é o sentimento de culpa e de dever não cumprido… Gerando um estresse e um peso nos ombros infelizes…
    Há salvação para este caso ??? kkk

    Obrigado pela atenção


    • Edi Kalsing
      7 meses ago

      Olá Bruno!!
      Só hoje vi seu comentário. Problemas em meus e-mails, alguns estavam sendo
      direcionados para outra pasta e eu não o havia visto.
      Quanto ao foco Bruno, esse é uma das maiores dificuldades da grande maioria das pessoas e
      a autodisciplina é o caminho. Também me inclui nesse grupo que busca focar mais.
      Muito obrigada por comentar Bruno!!
      E quem sabe, você já está conseguindo ser mais focado.
      Super abraço e tudo de bom em sua vida!!!

.

Curta Minha Página