Motivação – parte 1 – Vencendo a Batalha Em Sua Cabeça

motivação cabeça

Motivação não deixa de ser algo complexo. 
O que motiva uma pessoa não é a mesma coisa que motiva a outra, mesmo que estejam vivendo a mesma experiência. Portanto, podemos motivar outras pessoas, mas só podemos fazê-lo até certo ponto. É Por esse motivo que sempre venho alertando que a única pessoa que sabe o que é o melhor para você, é você mesma.
Mas e quando parece que não temos forças para seguir em frente? Quando tudo parece sombrio e o que  queremos fazer é se entregar. 
A pergunta é, onde reunir força de vontade e ir em frente?

Comece vencendo a batalha em sua cabeça.

 
A batalha começa sempre na cabeça. Uma parte do seu cérebro lhe diz para se
movimentar, trabalhar e lutar por aquilo que você está buscando. A outra parte diz que é tolice, que ficar “jogado” é mais fácil que reagir. A tendência é sempre dar ouvidos para o último, porque é mais conveniente, menos exigente e mais fácil de fazer. O primeiro obriga a agir e trabalhar.
Quem ainda não conquistou a disciplina e a persistência sempre vai escolher o caminho mais fácil. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. Na verdade, nunca é uma boa escolha.
 
O que separa as pessoas eficazes das não eficazes é a sua capacidade de fazer, na maioria das vezes, as escolhas certas. Mesmo se essas escolhas serão mais difíceis de realizar.
 
Elas sabem como funciona o jogo e tentam vencer a tentação do caminho mais fácil. Pode ser mais cansativo e desgastante sim, mas também é gratificante. Há sempre um sentimento de satisfação em derrotar o seu pior inimigo – a si mesmo. 
Na verdade o segredo de ser feliz é superar-se a cada instante
motivacao ao alto

Mas como ganhar a batalha que acontece dentro da sua cabeça?

Compreenda os seus pensamentos e como eles afetam suas emoções e sua força de vontade. Os pensamentos negativos podem facilmente matar o seu senso de propósito. Ele vem em muitas formas – a falta de autoconfiança, a negatividade geral, a falta de crença nos outros, a procrastinação e por aí vai. Cada uma delas tem o poder de convencê-lo a jogar a toalha e aceitar que você não pode continuar. 
Identificar cada um dos seus pensamentos negativos é o primeiro passo para vencer-se e não ficar numa atitude derrotista.
A tarefa não é simples, mas também não é impossível. Leva um bom tempo até que se consiga calar a voz na cabeça que diz: “desista, desista”.
E às vezes, mesmo quando você já conseguiu neutralizar os pensamentos negativos, ainda é fácil desistir ao primeiro sinal de cansaço. Afinal, dar-se um tempo para descansar da luta interminável, para alcançar tudo o que você está perseguindo, mesmo por apenas um momento pode tornar o curto período de descanso em dias, semanas, meses, anos, em última análise, paralisando-o em sua ação que o levaria a viver uma vida plena. Essa é a característica do desânimo, oferecer-lhe a gratificação imediata, o descanso.
 

Tente ganhar um impulso positivo de cada vez, em vez de sucumbir de volta para uma atitude desmoralizante. Mesmo que isso signifique que você tenha que começar a batalha em sua cabeça novamente.

Vale a pena!!!
 

Leia também:

Motivação – parte 2 – Onde Encontrar a Inspiração?

Motivação – parte 3 – Como Encontrar a Força Interna

UNIDARMA

Edi Kalsing trabalha como Terapeuta Holística e nas horas vagas escreve para o blog "O Blog do Autoconhecimento" e além disso está lançando uma técnica pioneira de "Transformação Emocional". Acredita que podemos estar sempre fazendo algo para deixar um mundo melhor.

Comentários do Facebook:

Deixe um Comentário (3 comentários até o momento)


  1. Miriam
    5 anos ago

    Que belo post querida Edi!

    Sempre acertando a escrita, direcionando a mesma para o que precismaos ouvir…

    Obrigada por existir e partilhar!

    Um beijo de muita Luz para você!

    Miriam

  2. Olá Querida Miriram!!
    Acredito que de motivação todos precisamos.
    Penso que quando perdermos esse “combustível” que nos
    lança para frente, passamos a viver sem alegria de Alma.
    Eu, você, todos nós estamos no mesmo barco, procurado manter a motivação para que tenhamos MOTIVO para a AÇÂO.
    Grande beijo Miriam e muita Luz para esse coração!!


  3. Heber
    5 anos ago

    Olá cara Edi!
    Que belo post, resume a principal informação para vencermos,”Comece vencendo a batalha em sua cabeça.”
    Sim, a mente é o grande campo de batalha, identificar os soldados inimigos (pensamentos negativos, procrastinação, etc) e combatê-los prontamente.
    Pensamentos geram sentimentos que geram ações e produzem resultados.
    Se começarmos com bons pensamentos, culminará em bons resultados.

    Forte abraço
    Heber

audio-adminsitrando_a_ansiedade_3.jpg

.