Stress – Parte 2 – Os Diferentes Tipos de Estresse

stressNo artigo anterior falamos sobre

Neste segundo artigo trataremos sobre “Os Diferentes Tipos de Estresse” que podem estar fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Estresse afeta o indivíduo de acordo com a “leitura” que ele faz baseado no mapa  pessoal  dele, desencadeando o processo da causa e seus efeitos. Por isso o “Autoconhecimento de Si Mesmo” é muito importante. Conforme pesquisas existem diferentes tipos de estresse e é importante para um indivíduo reconhecer a causa do seu stress, a fim de saber como lidar com ele e com isso
reduzir seus níveis. Além disso, cada tipo de stress têm diferentes abordagens para o tratamento.
 

BASICAMENTE, EXISTEM TRÊS TIPOS CONHECIDOS DE ESTRESSE:

1- Estresse Agudo

Esta é a forma mais comum de stress que é o resultado das pressões esporádicas a que somos submetidos em nossa  vida diária. É algo parecido com a dose de stresse que um atleta sente ao mostrar seu potencial numa competição. Nesse caso é um stress agudo e é benéfico porque o nível de adrenalina é utilizado num salto ou numa corrida, mas para quem não vai competir, esses picos de estresse acabam por se acumular causando sintomas que incluem dor nas costas ou no pescoço, tensões musculares, dores de cabeça, taquicardia, mãos suadas ou frias.

2 -Estresse Agudo Episódico

Como mencionado acima, o stress agudo é bastante comum para a maioria das pessoas. No entanto, existem pessoas que se focam em alcançar organização mas quase sempre falham quando se trata de desempenho. Portanto, não é surpreendente que muitas vezes tornam-se irritáveis com eles mesmos e comprometendo um ambiente num todo, deixando-o  muito estressante.

Outras formas de estresse agudo episódico são aquelas pessoas que vivem se preocupando com tudo. Tornaram-se tão pessimistas que vivem  achando que algo errado vai acontecer. Assim, elas acabam sentindo-se tensas, ansiosas podendo apresentar problemas mais graves de saúde.

3 -Estresse crônico

Este é o tipo de estresse que se acumula ao longo do tempo e podem produzir efeitos a longo prazo, seja emocional ou físico, como o aumento contínuo da freqüência cardíaca e da produção de adrenalina que podem resultar em problemas graves de coração. A maioria das formas de estresse crônico são causadas por traumas vivenciados, não conseguindo “dar a volta” e seguir em frente e por isso continua perturbando seu cotidiano.

 stress
Um problema com o estresse, é que muitas vezes as pessoas acreditam, que é algo do qual eles não podem se livrar. Assim, fazem tratamentos caros e demorados tratando o efeito do estresse em vez de tratar a causa. Não é raro em que a pessoa nem percebe que o que está causando o processo todo é sua forma de pensar e a forma como encara a situações que se apresentam. Saber que existem diferentes tipos de estresse e identificar qual deles está se apresentando é muito bom, porque a melhora pode ser encontrada quando se gerencia o stress logo no início modificando pensamentos e comportamentos. Aconselhamentos voltados diretamente para Instruções de Autoconhecimento  podem  ajudar àqueles que sofrem desta condição e assim recuperar o controle sobre sua vida.
Receba uma aula gratuita do Curso “SUPERANDO SEUS PONTOS FRACOS”, ministrado pelo Chris Allmeida da  UNIDARMA, a escola online de Autoconhecimento e Poder Pessoal.
 
 
E você, como gerencia seu estresse? Coloque aqui!!  
Tem alguma experiência para compartilhar? Coloque aqui também!!! 
 Nunca comentou num blog? Experimente agora!! 
Para comentar não é necessário ter um blog, é só colocar seu nome e e-mail. O e-mail não será divulgado, portanto é  seguro comentar.
Ah, você pode compartilhar essa página, para isso, vá logo abaixo e compartilhe em suas redes sociais.
O blog é seu também, você sempre será
muito bem vindo!!

Edi Kalsing trabalha como Terapeuta Holística e nas horas vagas escreve para o blog "O Blog do Autoconhecimento" e além disso está lançando uma técnica pioneira de "Transformação Emocional". Acredita que podemos estar sempre fazendo algo para deixar um mundo melhor.

Comentários do Facebook:

Deixe um Comentário (2 comentários até o momento)


  1. Anonymous
    5 anos ago

    Olá, Edi!!

    Seus artigos são de suma importância!!
    Devido aos problemas diários, as vezes, deixamos de tomar algumas atitudes imprescidíveis, e com isso, vai se criando uma “bola de neve”, quando percebemos…o controle foge de nossas mãos… e não sabemos como agir… voce com sua sabedoria vai direto ao ponto!!!
    Parabéns Edi Kalsing!!!
    bjs. no coração!!

    Meire Costa Sousa Santos

    • Olá Meire!!
      Seus comentários são uma delícia de ler.
      Tens razão quanto a deixarmos as coisas tomarem uma proporção maior, eu, assim como vc, também estou buscando me aperfeiçoar nessa área. O que não podemos é desistir.

      Muito obrigada por comentar, Meire!!
      Grande abraço!!

audio-adminsitrando_a_ansiedade_3.jpg

.